Em meio à pandemia do Novo Coronavírus, o que você pode fazer para proteger o seu cãozinho ou gato?
De onde vem o Coronavírus?
Os coronavírus são uma família conhecida e muito ampla de vírus, dos quais sete infectam seres humanos: especula-se que as formas menos agressivas do vírus sejam a segunda maior causa de resfriados no mundo todo; além disso, algumas formas do vírus atingem apenas classes específicas de animais, e não são transmitidas para os seres humanos. Assim como acontece com o vírus da gripe, o coronavírus possui capacidade de mutação, adaptação e evolução.
Animais domésticos podem ser contaminados pelo COVID-19?
A Associação Mundial de Pequenos Animais emitiu um informativo em 29 de fevereiro reafirmando que não há nenhuma evidência de contaminação de cães e gatos pelo coronavírus: mesmo em localidades extremamente afetadas como a Itália, os pets não são afetados ou contaminados, e inclusive não agem como agentes transmissores do vírus.
Os alfa e betacoronavírus infectam mamíferos, enquanto os gama e deltacoronavirus infectam aves e peixes. Existem sim algumas formas de coronavírus que afetam cães e gatos, mas o vírus é bastante específico em cada tipo de hospedeiro: o coronavírus que acomete o sistema digestório de cães, causando desarranjos intestinais graves e sintomas semelhantes à parvovirose, não é o mesmo coronavírus que atinge gatos, nem o mesmo que contamina suínos, nem o que adoece aves - e nenhum destes é o novo coronavírus que está se propagando, então fique tranquilo: o seu pet está a salvo da contaminação pelo COVID-19.
Cachorro testou positivo para COVID-19 na China
A veiculação de um teste positivo para o novo coronavírus em um cão na China alarmou alguns tutores, mas não há motivo para pânico: o pet apresentou uma baixa titulação para o subtipo que contamina seres humanos - apenas um hospedeiro acidental, incapaz de transmitir o vírus ou mesmo de sobreviver no organismo canino. Como a tutora do pet estava contaminada, o nível de COVID-19 na saliva do animal provavelmente se devia ao contato próximo, e não a uma infecção ou contaminação: mesmo assim, o indicado é que pacientes que testem positivo para o Novo Coronavírus não mantenham contato próximo com seus pets para não incentivar nenhuma mutação entre o subtipo do COVID-19 para o organismo animal.
Então do que eu preciso proteger meu pet em meio à pandemia?
O Novo Coronavírus não é transmitido para animais, mas contamina seres humanos, em especial com organismos de baixa resistência imunológica: idosos, portadores de imunodeficiências, pacientes que fazem uso de imunossupressores, portadores de doenças crônicas respiratórias e renais, diabetes e hipertensão. Mesmo não fazendo parte do grupo de risco, a contaminação pelo COVID-19 ainda é extremamente perigosa e debilitante para o seu organismo - seu pet precisa de você, e por isso é importante se prevenir e seguir à risca as determinações de autoridades competentes de saúde:
Cuide-se bem: o bem-estar e a felicidade do seu pet dependem da sua saúde! E não descuide da saúde do seu cãozinho ou gatinho: as atividades da Império dos Animais estão em funcionamento, cuidando da saúde de quem mais precisa - vamos juntos na luta contra o COVID-19!